GINACOMASTIA

Seu corpo, suas escolhas!

Um conceito de cirurgia plástica e procedimentos direcionados a valorizar e enfatizar traços do rosto e corpo masculino.

Ginecomastia é o termo utilizado para designar o aumento benigno da glândula mamária masculina. O aumento do volume mamário decorrente apenas do excesso de gordura (e não da glândula) é denominado pseudoginecomastia.

Não é uma ocorrência incomum, podendo atingir até 40% dos homens. Pode afetar uma mama (unilateral), ou ambas (bilateral).

É mais frequente na adolescência mas em mais de 80% das vezes ela regride espontaneamente. Porém ao persistir na vida adulta pode trazer muito transtorno ao paciente principalmente de ordem psicológica.

 

Meu Convênio ajuda?

A grande boa notícia para esse caso é que na maioria das vezes SIM. Quando a ginecomastia é comprovada por exames, a maioria dos planos de saúde cobre integralmente o valor hospitalar e alguns convênios cobrem por reembolso parte da equipe médica e do anestesista. 

Além da primeira boa notícia, geralmente, quando pensando em associar uma outra cirurgia, como por exemplo uma lipoaspiração de abdome comumente o convênio da um desconto para a realização da cirurgia particular, resultando, mais cirurgia mais desconto. 

 

I’m a paragraph. Double click here or click Edit Text to add some text of your own or to change the font. This is the place for you to tell your site visitors a little bit about you and your services.

Definido como o aumento fisiológico ou patológico do volume mamário em homens, podendo variar conforme as causas, intensidade e biotipo do indivíduo afetado.

 
Principais causas por idade

Infância:

Nos primeiros meses de vida o aumento geralmente é causado por hormônios maternos. 

Adolescência:

Causado por aumentos hormonais comuns na puberdade. 

Adultos:

Tendências genéticas, uso de drogas e medicações, alterações hepáticas e testiculares.

Medicações como causa

  • Ranitidina - cimetidina
  • Quimioterapia
  • Tratamento de epilepsia
  • Espironolactona (anti- hipertensivo)
  • Benzodiazepínicos

Drogas como causa

  • Anabolizantes
  • Alcool
  • Maconha
  • Anfetamina e metanfetamina
  • Heroína 

Principais Sintomas

Dor
Desconforto Social
 
 
 

Grau 1: Aumento apenas em região areolar (de mamilo).  

Grau 2: Aumento moderados de todos os componentes, porém o mamilo está posicionado acima do sulco infra mamário  

Grau 3: Aumento importante de todos os componentes, porém o mamilo está na altura ou 1 cm abaixo do sulco infra mamário.   

Grau 4: Aumento importante de todos os componentes, sobra de pele, mamilo posicionado mais que 1 cm abaixo do sulco infra mamário.   

Tratamento

Medicamentoso

Bloqueadores de ação de hormônios femininos

Cirúrgico

Tratamento cirúrgico da ginecomastia

Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico varia de acordo com o grau da ginecomastia e deve ser decidido em um comum acordo entre o cirurgião e o paciente. 

Pode ser realizado a incisão ao redor da aréola (mamilo) com ressecção do tecido glandular associada ou não a lipoaspiração de gordura mamária.

Retorno às atividades

Trabalho

  • De 7 a 14 dias

Esportes

  • 30 a 60 dias

INSTITUTO CAETANO - Cirurgia Plástica e Estética Avançada - 2019.